Thursday, February 07, 2008

A Padaria, o Pão e a Missa

Debaixo das Alminhas, há uma padaria. Não pensem os caros leitores que se trata de uma padaria gourmet, de pão quente, bem cheiroso e estaladiç, mesmo a pedir uma dentada. Nada disso. É um local antigo, frio, cujo pão não vale um cêntimo furado. Os bolos, esses, enfeitam, deprimentes, as prateleiras de vidro do estaminé.
Pela padaria já passaram três empregadas. De diferentes idades e aspectos, de diferentes batas e humores. De diferentes graus de coscuvlhice, também. Há, porém, uma coisa que têm em comum - e que orgulhosamente assumem. As malditas padeiras que não fazem pão, ouvem missa a toda a hora. Todo o santo dia o rádio transmite o som tenebroso de mil vozes a rezar, palavras secas, monossílabos assustadores, facilmente confundíveis com rituais satânicos. E é assim há quase dois anos, desde que tomámos as Alminhas como nossas. Padeiras vão, padeiras vêm, e a missa persiste. Que nosso senhor Jesus Cristo esteja connosco.

9 comments:

Mariana said...

As coisas que tu reparas! Nunca me tinha apercebido que já lá vão três padaeiras, mem, muito menos, que ouvem missa! Vivemos na mesma casa?! Mas sim, sei que o pão é de fugir e os bolos são de gritos!

Anonymous said...

Eu sou muito observadora, sabes bem :p

Vanuxa said...

E eu que não percebia porque é que vocês só tinham pão duro em casa!! Não entendia o qporque de não descerem para comprar pão fresquinho...
E vivas ao JC.

carla said...

Xiça!! Pela tua descrição até parece que estava a reviver o Sweeney Todd e aquela terrivel (fazedora de empadas...)será empadeira? Xiça, espero que ela não vá buscar a mesma inspiração..
Medo...

mary said...

lol acho que ainda não foi buscar a mesma inspiração à "empadeira" do sweeney todd, porque aqueles pães e bolos não têm saída nenhuma! acho que os únicos clientes são só as velhinhas, que lá vão ouvir a missa.

p.s. pão duro vaneidji? torradinhas tão boas que te fizémos para o pequeno-almoço acompanhadas de kinder chocolate.. ;)

penim said...

aposto que fazem um bom 'pão de deus' :)

Anonymous said...

ahaahahah
Penim, sempre com boas piadas :p

Vanuxa said...

É verdade Marie. Que belos pequenos almoços me fizerem!!! O pãozinho estava bom mas era duro antes de virar torrada...mas gostei mesmo foi do kinder e do sushi logo pela manhã...

R2D2 said...

Isso é um sinal! É nessa padaria que se faz o corpo de Deus!