Wednesday, September 13, 2006

De como as Alminhas se vêem aflitas para dormir

Não canso de me espantar com a falta de consideração das pessoas, com a maneira como algumas criaturas se estão nas tintas para as outras.
Vivemos - provavelmente - na rua mais barulhenta de Lisboa. E não me venham com o Bairro Alto: aí já se sabe ao que é que se vai.
Ora ontem, cerca da meia noite e meia, estava eu quase adormecer, naquele limbo mole, em que não se sabe muito bem quem somos quando, de repente, um grito me despertou em sobressalto. E então o que era? Um bando de gajos estúpidos, sem respeito nenhum por nada nem niguém e com idade para ter juízo, acharam que era giro, àquela hora, ir jogar à bola em frente ao nosso prédio. Para além dos pontapés na bola, na bola a bater no chão e nos carros, podiam ouvir-se urros de felicidade, gritos frustrados, gargalhadas e sei lá que mais.
Disse duas asneiras e chamei-lhes todos os nomes que me ocorreram no meio de tanto sono, levantei-me decidida a deitar azeite a ferver pela varanda, abri as persianas e disse «não se importam de fazer menos barulho?É que já passa da meia noite». Isto com cara de má e alto e bom som. Só um deles se dignou a olhar e só um disse que sim. Pedido de desculpas, nem ouvi-lo.
E deixaram de fazer barulho? Sim, duurante os seguintes três minutos. Depois voltou tudo ao mesmo. E eu adormecer? Está bem, está. Estive vai não vai para chamar a polícia, como de resto já fizemos duas vezes, mas estava tão abananada de sono que não consegui. Lá para a uma e tal os parvalhões dos rapazes calaram-se e eu pude, finalmente, adormecer em paz e sossego.
Não sei se a Mary deu por este desassossego, é coisa para lhe perguntar.

5 comments:

mary said...

o meu sono era mais que muito para me levantar e ir à varanda..e era um bocado impossivel não os ouvir... safados... desde quando é que a nossa rua tem ar de campo da bola? estreita que só ela, carros de um lado e do outro, e alminhas a dormir..

Clementine Tangerina said...

Realmente...

just_me said...
This comment has been removed by a blog administrator.
just_me said...

E não têm vocês uns vizinhos espanhóis que acham por bem rocar (ou tentar tocar) saxofone a altas horas da madrudaga.

Leididi said...

Bolas...saxofone, credooooo!